top of page

Ácaros provocam alergia?


Muitas vezes, nos preocupamos com lugares públicos e esquecemos de olhar a nossa própria casa como habitat de causadores de doenças. E quem sofre com problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite, precisa redobrar os cuidados.

Os ácaros estão presentes principalmente em colchões, travesseiros, sofás, cortinas, tapetes e carpetes, mas podem estar presentes em todos os tecidos de uma casa. Os ácaros são a principal causa de alergias e doenças respiratórias em humanos e nos animais domésticos.

Estender a colcha no sol, aspirar as cortinas, nunca deixar uma toalha na mesa das refeições (ácaros também se alimentam de restos de alimentos) e outras medidas protegem o ambiente doméstico dos ácaros e de outros micro-organismos causadores de alergias.

Os ácaros formam o grupo mais diverso e abundante dentre todos os aracnídeos. Mas devido ao seu tamanho, raramente podemos vê-los. O tamanho desses animais permite que eles vivam em microambientes muito diferentes.

De acordo com dois estudos realizados por pesquisadores da Unicamp em 2003, em cada grama de poeira foram encontrados 40 mil ácaros.

Conforme o médico Celso Henrique de Oliveira, autor de um desses trabalhos, 100 ácaros por grama de poeira já são suficientes para desencadear uma reação alérgica em uma pessoa. Análises científicas também comprovaram que, após 6 ou 8 anos de uso, 10% do peso de um travesseiro se deve à quantidade de ácaros e seus detritos. Imagine um colchão, que tem uma manutenção mais complicada (não é tão fácil lavar ou colocar para pegar sol).

Além dos ácaros domésticos existem ainda os ácaros parasitas do homem. Estes podem atingir os folículos pilosos eas glândulas sebáceas, como o Demodex folliculorum, provocando a formação de cravos, como também atingir as áreas cutâneas, como o Sarcoptes scabiei, o famoso causador da sarna humana (escabiose).

Os ácaros que vivem nos estofados e alimentam-se de partículas de pele humana, que resultam da descamação natural do corpo e, o lugar onde descansamos é o ambiente perfeito para eles: quente, úmido e escuro.

O tratamento da alergia causada por ácaro começa com a prevenção.

Evitar o uso de vassoura e espanador na limpeza da casa, pois espalham micro partículas. Manter a casa ventilada, preferencialmente pela manhã; limpar os móveis com pano úmido e tecidos com aspirador de pó.

Recomenda-se a higienização periódica de colchões, cobertores, travesseiros e sofás.

whatsapp eco delivery sul
bottom of page