17 Dicas simples para economizar água

 

Vimos há pouco tempo atrás o quanto a falta de água prejudica as nossas vidas. Alguns estados brasileiros sofrem com a seca, enquanto outros desperdiçam. A população do estado de São Paulo, mesmo sendo o mais rico do país, sentiu na pele o que é viver uma crise hídrica.

 

Torneiras secas podem ser a centelha para as pessoas pensarem o quanto esse bem é precioso e o quanto a sua falta nos tira a dignidade.

 

Por isso separamos 17 dicas bastante simples de como economizar água e fazer a nossa parte.

 

1. Uma das maiores fontes de desperdício de água são as perdas ocultas. Para descobrir se isso ocorre na sua casa siga esses passos:

 

  • Faça a leitura do medidor da sua casa

  • Mantenha todos os registros fechados por duas horas

  • Faça novamente a leitura do medidor

 

Se o valor estiver diferente é porque existe um vazamento oculto na sua casa. Aliás, faça com frequência a leitura do seu medidor e revise a sua conta de água, assim você saberá exatamente quanto do líquido você utiliza.

 

2. Conserte qualquer torneira que esteja pingando e sempre cuide para deixá-las bem fechadas.

 

3. Sempre que perceber alguma tubulação quebrada e desperdiçando água, avise o proprietário do imóvel ou ao serviço de fornecimento de água.

 

4. Acumule água da chuva para regar as suas plantas, fazendo isso uma vez por semana.

 

 

5. Quando for dar banho nos seus pets, em dias quentes, aproveite para fazer isso em algum local que precise ser regado.

 

6. Pare de usar mangueira para limpar sua calçada, utilize apenas uma vassoura.

 

 

7. Escolha a lavagem ecológica para o seu veículo, que é realizada com produtos para limpar e proporcionar brilho, usando pouquíssima água (cerca de 300ml). Ou então use um balde com água ao invés de mangueira para lavá-lo.

 

8. Evite brinquedos que requerem um fluxo constante do líquido, como as pistolas de água.

 

9. Quando for lavar as suas roupas, adeque a quantidade de água para aquilo que for o necessário.

 

10. Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava o rosto.

 

11. Evite banhos longos e utilize chuveiros que economizem água. Ao esperar a água esquentar, utilize um balde para guardar essa água e use-a para a limpeza do banheiro.

 

12. Instale um vaso sanitário que utilize pouca água em seu reservatório. Se possuir um sanitário antigo instale esses dispositivos de descarga parcial e total.

 

13. Remova a sujeira mais grossa de potes e panelas, mergulhando-os em uma bacia com água e retirando o excesso, não faça isso com água corrente.

 

14. Se for preparar um chá ou café, utilize apenas a quantidade de água que for consumir. Se puder faça diretamente na caneca que for utilizar. E ao cozinhar utilize o mínimo de água que conseguir.

 

15. Lave frutas e verduras também em um recipiente com água, evite fazer isso embaixo da torneira com água corrente.

 

16. Cubos de gelo que caem acidentalmente podem ser jogados em alguma planta ao invés de ser jogado na pia. E a água que você utilizou para cozinhar também pode ser utilizada para o mesmo fim, ao invés de mandar pelo ralo, deixe esfriar um pouco e jogue em alguma planta.

 

17. Por último, não use água para descongelar alimentos. A melhor forma e a mais saudável de fazer isso é utilizando a geladeira.

Please reload

Please reload

Please reload

Eco Delivery Sul - Higienização de Estofados

 

 

De Segunda a Sábado: 

das 08h30 as 12h00 e das 13h00 as 17h30.

 

CNPJ: 22.671.591/0001-61  © 2015-2018 por Eco Delivery Sul. 

 

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
whatsapp.png