top of page

[Revelado] 10 Mitos sobre lavagem de carros


lavagem automotiva

Acredito que todo mundo que tem carro gosta de mantê-los limpos e bem cuidados, mas certamente você já ouviu falar em alguns mitos quanto o assunto é a lavagem e conservação do veículo.Por isso, separamos 10 mitos sobre a lavagem de carros e revelamos se são verdadeiros ou falsos:


1.Carros novos não devem ser lavados


FALSO. Antigamente os carros recém fabricados recebiam um produto que revestia a pintura, e este podia demorar um certo tempo para ficar completamente seco, por isso era recomendado não lavar o carro por um certo período.


Mas isto não ocorre mais atualmente, inclusive as próprias lojas concessionárias costumam lavar os carros antes de entregá-los, já que mesmo tendo muito cuidado durante o transporte é comum os carros chegarem sujos nas lojas.


2.A chuva limpa o carro

chuva pode limpar o carro

FALSO. Se você acha que a chuva pode fazer você economizar com esse trabalho, você está muito enganado. A chuva costuma deixar o carro mais sujo do que antes, já que a umidade costuma ajudar a prender pó e barro.


E se você mora em grandes metrópoles é pior ainda, devido a poluição a chuva costuma ser ácida, e a falta de cuidado pode acabar criando manchas na pintura e nos vidros do carro.


3.A lavagem ecológica arranha o carro


FALSO. A lavagem ecológica é realizada com uma cera específica, que cria uma cápsula sobre a sujeira evitando o atrito com a lataria. Desde que seja realizada da maneira correta não oferece nenhum risco para a pintura.


4.Carros limpos atingem velocidades maiores


FALSO. Por mais que a sujeira possa aumentar um pouco o peso do carro, ainda assim é insignificante e não afeta em nada a velocidade de um carro. Agora, se você tem o interior do carro cheio de tralhas e lixo desnecessário, tire-os, porque isso sim pode afetar o rendimento do seu carro.


5.Não utilize detergente de louças para limpar o carro


VERDADEIRO. O detergente de louças é um vilão, pois além de danificar a pintura do veículo também resseca as borrachas. No longo prazo você certamente irá se arrepender de apostar no "método fácil".


No mesmo supermercado que você compra o detergente você encontra produtos específicos para lavar o carro que podem ter um valor bem aproximado ou até mesmo inferior, que farão você economizar desgostos futuros.


6.Motores não devem ser lavados com água

lavagem de motor com agua

VERDADEIRO. Atualmente os cofres dos motores possuem muitos componentes eletrônicos, sensores e partes sensíveis, sendo assim o ideal é evitar molhá-lo. Mesmo assim existem outras formas de manter o seu motor bonito e reluzente, a limpeza a seco e a limpeza a vapor.


7.Pode deixar o carro secar ao sol


FALSO. Fazendo isso você até vai ter o seu carro seco, porém é bem provavél que ele fique manchado. O melhor é realizar a secagem sob a sombra e utilizando toalhas de microfibra para evitar arranhar a lataria.


8.Aplicar cera protege a pintura


VERDADEIRO. A cera cria uma película de proteção que protege a lataria do carro da chuva, insetos, raios ultra-violetas, resina de árvores e outros fatores externos. O ideal é encerar o veículo a cada dois ou três meses e sempre com a utilização de panos de microfibra.


9.A sujeira protege a lataria

carro muito sujo

FALSO. A única coisa que a sujeira pode fazer com a lataria de um carro é arranhá-la. Nada mais do que isso. Manter o carro sem cuidado e sem lavar só aumenta as chances de problemas e também de corrosões.


10.Pode utilizar a lavadora de alta pressão no interior do carro


FALSO. Os materiais internos do carro não estão preparados para suportar a lavagem com pressão de água, sendo necessário ter muito cuidado para não molhar onde não deve.


O melhor para realizar a limpeza interior do carro é fazer isso com tempo e calma, usando aspirador e outras equipamentos como pulverizadores, escovas e pincéis, além de procurar utilizar produtos específicos para este fim.

whatsapp eco delivery sul
bottom of page