top of page

O ar condicionado pode ser o vilão das suas alergias



Com o calor cada vez mais intenso, mesmo quando não estamos na estação mais quente do ano, o ar condicionado deixou de ser um acessório e se tornou um item essencial (depois de se acostumar, improvável voltar para um veículo sem ele).


A maioria dos usuários utiliza o ar condicionado no carro com mais frequência no verão: difícil aguentar o calor que faz em Porto Alegre. Tivemos uma pequena amostra neste inverno.


Porém, precisamos dar mais atenção a esse item tão desejado pelos motoristas: o ar condicionado.


Mas como conservar e cuida do ar condicionado do carro?


Ao chegar no veículo e o interior estiver muito quente, evite ligar o ar condicionado na potência máxima, é mais eficaz e econômico iniciar o trajeto com as janelas abertas, ventilando o ambiente e, depois, ligar o ar condicionado.


Também é necessário que o ar condicionado não passe muito tempo sem ser ligado, sendo necessário utilizá-lo às vezes no inverno. Assim, os fluidos circularão pelo sistema e evitará obstruções.


Mesmo com todos esses cuidados, pode surgir um mau odor ou até mesmo uma irritação alérgica. Ao longo do tempo, a umidade provocada pelo próprio sistema de ar condicionado provoca o aparecimento de bactérias, fungos e mofo. Os sistemas de ar condicionado já são feitos para combater o surgimento desses inconvenientes, mas nem sempre conseguem.


Ao acionar o ar condicionado que apresenta mau odor, parte da sujeira se desprende e passa a circular pelo veículo, afetando principalmente quem possui problemas respiratórios.


Os odorizadores não combatem a sujeira, apenas minimizam o cheiro ruim.


Uma dica importante é usar de vez em quando, mesmo no verão, um pouco da calefação quente para eliminar o excesso de umidade do sistema de ar condicionado.


Alguns fabricantes de filtro de ar condicionado recomendam a troca a cada 15 mil km, pois com o tempo acumula polén, poeira e bactérias. Mas a troca do filtro de ar não é o único cuidado a ser realizado no sistema de ventilação do automóvel. O sistema de ventilação é um dos locais mais propícios para o acúmulo de fungos, ácaros e bactérias.


Mesmo com todos esses cuidados, se faz necessária a higienização do ar condicionado. A limpeza correta, com produtos de qualidade, evita que micro-organismos agravem problemas respiratórios dos usuários do veículo, principalmente idosos e crianças. Recomenda-se a higienização do ar condicionado a cada seis meses.


A higienização do ar condicionado também ameniza o mau cheiro provocado pelo consumo de cigarro dentro do carro.

whatsapp eco delivery sul
bottom of page