10 Hábitos que prejudicam (E MUITO) seu carro

 

Normalmente as coisas costumam durar mais quando são bem cuidadas e os carros não são uma excessão. Mas alguns hábitos, que as vezes parecem inofensivos, com o passar do tempo podem se tornar verdadeiros problemas.

 

Por isso, resolvemos selecionar alguns hábitos que prejudicam o seu carro e que podem você perder dinheiro. Algumas destas condutas podem inclusive colocar a sua segurança em risco. Conhecê-los é o caminho para poder evitá-los.


1.Atrasar as manutenções

 

Você pode achar ruim gastar dinheiro na oficina com manutenções periódicas e preventivas, mas isso é essencial para a longevidade do seu carro. E o principal ponto são as trocas de óleo, filtros e líquidos.

Não se preocupar com esse ponto pode ser muito mais custoso quando um problema aparecer.

 

Outra coisa que as pessoas costumam não dar muita atenção são os pneus. Andar com pneus gastos ou com a pressão incorreta, pode ser muito perigoso. Um pneu que arrebenta, pode fazer você perder o controle do carro, podendo causar um grave acidente. Cuidar da pressão, exige apenas alguns minutos e fará com que seus pneus durem mais, não se desgastem de forma irregular e ainda ajuda você a economizar combustível.

 

2.Ignorar as luzes do painel

 

Quando uma luz de aviso se acende no painel sempre é importante verificar o quanto antes. Se você não tem ideia do que se trata tal luz, deve procurar no manual do proprietário ou levar o carro ao seu mecânico. Algumas luzes podem indicar problemas mais graves, como vazamento do líquido de arrefecimento, que pode fazer com que o motor aqueça excessivamente. Nestes casos uma simples manutenção pode evitar uma perda muito maior.

 

3.Não lavar o carro

 

Seu carro pode ter a melhor pintura, com a melhor qualidade, mas sem o cuidado adequado, também ficará desbotada e opaca como qualquer outra, quer seja por contaminação do próprio tráfego ou pela chuva ácida.

 

Por isso a importância de lavar o seu carro regularmente, pois evita que a pintura fique com esses agentes nocivos impregnados. 

 

Sempre ao retornar de uma viagem de carro, procure lavar o seu carro o quanto antes.

 

4.Dirigir de forma agressiva

 

Acelerar demais não fará você ganhar mais tempo, só será prejudicial ao seu carro. Você gasta mais combustível, o motor esquenta em excesso e os pneus se desgastam.

 

Dirigir desta forma não acabará com seu carro imediatamente, mas fará com que o motor, o sistema de transmissão e o sistema de freios se desgastem muito antes do previsto.

 

Os carros que são abusados em excesso tendem a ter vazamentos de líquidos e óleo prematuras, rompimentos de juntas e outros problemas mecânicos.

 

Portanto evite andar com as rotações muito acima do normal, pois pode ser prejudicial para o motor, embreagem, transmissão e caixa de câmbio.

 

5.Dirigir tranquilo demais

 

O excesso de tranquilidade ao volante, também pode ser prejudicial. Mesmo que você queira economizar combustível, o ideal é desenvolver um equilíbrio enquanto dirige.

 

O motor trabalha melhor quando trabalha de maneira eficiente, ou seja, não adianta subir uma rua íngreme em quarta marcha, baixas rotações, pensando em economia. Dirigir assim trará prejuízos futuros. O motor precisa trabalhar em uma relação consumo-potência adequadas.

 

Se não for assim, pode apresentar folgas, vazamentos e até mesmo problemas mais graves.


6.Arrancar com motor frio

 

Quando você liga o carro, principalmente em dias frios, não é uma boa ideia sair logo com o motor frio e pior ainda é querer esquentá-lo acelerando e levantando o giro. O óleo e os componentes do motor ainda não terão atingido a temperatura ideal de trabalho. Por consequência a única coisa que você consegue com isso é acelerar o desgaste do seu motor.

 

Ligue o carro, espere alguns segundos ou por volta de um minuto, para que assim o óleo possa passar por todo o motor, e em seguida acelere de forma progressiva ao arrancar.

 

7.Exagerar no uso da embreagem...(e manter a mão na alavanca do câmbio)

 

A embreagem do carro é um dos elementos que mais sofre. Por funcionar através da fricção, sofre desgaste a cada vez que você aciona o pedal. Por isso manter o pé apoiado no pedal da embreagem pode ser muito prejudicial ao sistema, pois causa uma sobrecarga no disco e em todas as peças que atuam sobre ele.

 

Outro péssimo hábito é apoiar a mão na alavanca do câmbio. Sem saber você está pressionando os mecanismos da parte interna do câmbio do seu veículo, podendo vir a causar desgaste e folgas de forma prematura. E ao longo do tempo ainda pode vir a causar vibrações e dificuldade em engatar algumas marchas.

 

Isso vale também se o seu carro for automático, onde além destes cuidados é importante também nunca tentar empurrar e nem andar com o carro no Neutro.

 

8.Não utilizar os freios corretamente

 

Pisar no pedal do freio por muito tempo seguido, pode acelerar o desgaste dos discos e pastilhas, pode deformar os discos e pode ainda produzir vibrações no volante quando você freia, também afeta o líquido de freio que acaba se deteriorando, fazendo com que os freios do seu carro tenha menos resistência.

 

Usar o freio motor em descidas longas ajudará a conservar os seus freios e ajuda no controle do veículo.

 

9.Movimentar o volante com o carro parado

 

Pense no seguinte, sobre os pneus, rodas e suspensão, pode haver mais de uma tonelada de peso, então mover a direção com o carro parado pode deformar os pneus e desregular a suspensão. Pode também criar folgas na direção.

 

E se você sem carro com direção hidráulica, além deste cuidado, evite forçar o volante até o final (quando se ouve aquele barulho, como algo sendo forçado), dessa forma você força a bomba da direção ao máximo e isso com certeza resultará em um desgaste que você poderia ter evitado.

 

10.Andar sempre na reserva

 

Seu carro até pode andar com menos de cinco litros no tanque, mas isso não será nada saudável para a bomba de combustível. Este componente fica imerso no tanque, e se este não possuir líquido suficiente para cobrí-lo não garantirá a sua lubrificação e resfriamento necessário da bomba.

Portanto, evite ficar muito tempo com seu carro andando na reserva e certamente você não irá se incomodar com a bomba de combustível tão cedo.

Please reload

Please reload

Please reload

Eco Delivery Sul - Higienização de Estofados

 

 

De Segunda a Sábado: 

das 08h30 as 12h00 e das 13h00 as 17h30.

 

CNPJ: 22.671.591/0001-61  © 2015-2018 por Eco Delivery Sul. 

 

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
whatsapp.png