Como fazer um arranhador simples para seu gato
Os gatos adoram brincar! Brincam sozinhos e brincam muito mais quando estão com os seus donos – essa interação fortalece a relação e pode servir para educar seu bichano, estabelecendo limites quando o gatinho arranhar ou morder.
A falta de estímulos ocasionada pela falta de brincadeiras podem acarretar problemas de socialização, ansiedade e depressão, resultando em estragos em seus móveis!
Que tal você mesmo criar os brinquedos?
Para fazer um arranhador, por exemplo, você só precisa de:
Um cone;
Corda de sisal;
Pistola de cola quente;
Cola de contato com secagem rápida (cuidado para não colar os dedos, hein?!).
Para iniciar, coloque a cola de contato na base do cone e rapidamente pressione a corda de sisal (essa cola é mais resistente, garante melhor fixação).
Depois, vá contornando o cone com a corda.
Dê uma pressionada na corda (empurrando para a base do cone a cada cinco voltas – para garantir que fique bem firme) e use a cola quente no cone para iniciar as próximas voltas. Finalizar com a cola de contato com secagem rápida (por ser mais resistente).
Se não tiver cola quente, pode usar cola branca. Mas para ficar mais resistente, passar aos poucos envolvendo todo o cone, para fixar bem.
Você pode incrementar o arranhador com:
Uma bolinha de ping-pong;
Prego (para furar a bolinha);
Grãos de arroz ou pipoca;
Corda de sisal;
Três penas;
Furar a bolinha de ping-pong dos dois lados com o prego quente (usar um alicate para segurar o prego na hora de esquentar.
Coloque os grãos de arroz ou pipoca dentro da bolinha. Passe a corda nos dois furos da bolinha. Num deles, amarre as penas e use a cola quente para fixar bem o nó. O comprimento da corda varia de acordo com o tamanho do cone.
O ideal é deixar um pouco mais alto da metade (pois o gatinho pode se divertir mais). Antes de passar todo o sisal no cone, prender a ponta do cordão enquanto contorna o cone.