A importância de higienizar seus estofados

Hoje falaremos sobre a limpeza e higienização de estofados, um elemento que muitas vezes é esquecido na rotina de limpeza, mas que é super importante para manter um ambiente saudável e limpo.

 

Por que devo fazer uma higienização nos meus estofados periodicamente?

É muito comum deixar de lado a limpeza dos estofados quando limpamos a nossa casa dando uma importância maior para outras coisas como a limpeza dos banheiros, pisos, bancadas e outros elementos da cozinha, pois sabemos que nestes locais se acumulam e se proliferam diversos agentes nocivos a nossa saúde, e também insetos como formigas e baratas.

 

E a limpeza manual e o cuidado diário com os estofados acaba ficando por último, mas não percebemos que estes móveis podem acumular mais de 200 mil bactérias por metro quadrado, e o acúmulo desse tipo de sujeira e micro-organismos afetam diretamente a saúde das pessoas que habitam, transitam ou trabalham nestes locais.

 

E a higienização dos estofados se torna algo fundamental, pois segundo alguns estudos realizados a falta de higienização nestes móveis pode gerar a proliferação de tantas bactérias, que o ar no interior da residência pode se tornar mais insalubre que o da poluição da rua.

 

E os estofados são itens que normalmente utilizamos todos os dias , por isso ele não deve ficar de fora da limpeza da casa. As fibras do tecido e a sua espuma são locais perfeitos para o acúmulo de todo o tipo de sujeira, não somente onde é visível, mas também em seu interior e estrutura.

 

Em locais com muito trânsito de pessoas como em escritórios, ou em casas com animais de estimação e crianças, a higienização dos estofados se torna ainda mais importante e deve ser realizado com uma frequência maior.

 

Por que é tão importante realizar uma higienização dos estofados?

 

1) Por questão de saúde, já que os estofados são lares perfeitos para micro-organismos como ácaros e fungos, e a proliferação destes é responsável por causar diversos processos alérgicos, ainda mais considerando a falta de limpeza somada a clima ou ambientes úmidos. Além disso os esporos do mofo que surgem de dentro pra fora, quando alcançam a superfície encontram alimento suficiente para se reproduzir em grande escala, aumentando ainda mais os riscos de doenças.

 

2) As fibras dos tecidos tendem a absorver odores que se encontram no ambiente, com o tempo de exposição sem uma limpeza adequada geram odores desagradáveis e uma higienização profissional é a melhor forma de prevenir ou então eliminar odores ruins nos estofados.

 

3) O pó acumulado sobre os tecidos faz com que estes fiquem opacos, perdendo a intensidade das suas cores. As fibras começam a ficar mais rígidas, diminuindo a sua maciez, por isso uma higienização é ideal para manter o estofado sempre com seu aspecto de novo.

 

4) Com o tempo e com o uso é normal que manchas comecem a surgir, e elas vão se tornando cada vez mais difíceis de serem removidas com métodos caseiros, ou com aspiração. E somente com uma limpeza profissional é possível de resolver e preservar a originalidade do estofado.

 

Agora você já sabe porque é importante realizar uma higienização profissional nos estofados, por isso vamos deixar mais algumas dicas para você sobre como cuidar da limpeza dos seus estofados na sua rotina ao limpar a casa.

 

Como aspirar bem os estofados

 

Ainda que possa parecer algo extremamente simples, nós queremos ensinar você como aspirar o estofado de forma eficiente.

 

Mas antes queremos deixar claro a importância desse cuidado diário, caso o uso do estofado seja intenso ou pelo menos uma vez por semana caso a utilização seja menor.

 

A ideia é que este processo evite que a poeira e sujeira que vai se acumulando sobre o estofado acabe com o uso penetrando cada vez mais para o interior do móvel.

 

1) Pode começar por qualquer extremidade do estofado, mas sempre comece aspirando na direção das tramas do tecido, para depois aspirar no sentido oposto.

 

2) Aspire devagar, evitando movimentos bruscos que irão espalhar mais a poeira.

 

3) Para cuidar bem do seu estofado, não menospreze nenhuma parte. Sempre que possível mova o móvel de lugar para aspirar partes que fiquem próximas a paredes ou outros móveis. Em colchões vire-o e aspire ambos os lados. Em estofados retráteis abra um lado, aspire bem, depois troque a posição dos assentos, etc.

 

Como lavar os estofados?

 

Por mais que a gente cuide dos estofados, sempre haverá um momento em que será preciso realizar uma limpeza mais profunda que uma aspiração, pois as cores já não estão mais tão vibrantes, surge algum odor desagradável ou simplesmente porque manchou e a remoção é difícil, ou porque você tem medo de tentar remover e estragar o tecido.

 

Conforme recomendação dos especialistas, qualquer que seja o caso, é recomendado que se faça uma limpeza pelo menos uma vez por ano, e mais frequente quando há animais de estimação que sobem nos estofados ou então para quem sofre com alergias ou problemas respiratórios.

 

A limpeza pode ser realizada com a aplicação de vapor, que serve perfeitamente para limpar, desodorizar e desinfetar os estofados, porém não é aplicável em todos os tipos de tecidos, pois alguns materiais não são resistentes ao calor intenso, para este caso é preciso utilizar outros métodos.

 

Também é possível utilizar espumas de limpeza a seco, que deve ser aplicada por todo o tecido, espalhada com uma esponja e escovada com uma escova macia. Deixando sobre o tecido até que ela desapareça, e na sequência com a ajuda de um pano limpo e uma esponja levemente umedecida retira-se o produto e a sujeira. Deixando secar de forma natural e em local ventilado.

 

Ainda há a possibilidade de realizar a limpeza e higienização profissional com produtos específicos que devem ser aplicados de acordo com as características do tecido, realizando o enxágue e extração com maquinário logo em seguida.

 

Este método deve ser realizado por profissionais capacitados e é o mais indicado para todos os tipos de tecidos, inclusive os naturais, artesanais ou delicados.

 

Se você não se sente seguro em realizar a higienização do seu estofado, melhor não arriscar e contratar uma empresa especializada. Como nós, da Eco Delivery Sul, que somos especialistas em higienização de todos os tipos de estofados e atendemos em domicílio, com praticidade e comodidade.

 

Uma empresa de higienização de estofados estará capacitada para conseguir os melhores resultados, conhecendo todos os tipos de tecidos e manchas, dispondo de equipamentos e produtos adequados a cada necessidade, sendo esta a maneira mais segura de você cuidar bem dos seus estofados.

 

Entre em contato conosco caso precise higienizar seu sofá, colchão ou veículo. O orçamento é gratuito e sem nenhum compromisso, certamente teremos a melhor solução para você, com valores e formas de pagamento que cabem no seu bolso.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Please reload

Eco Delivery Sul - Higienização de Estofados

 

 

De Segunda a Sábado: 

das 08h30 as 12h00 e das 13h00 as 17h30.

 

CNPJ: 22.671.591/0001-61  © 2015-2018 por Eco Delivery Sul. 

 

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
whatsapp.png