top of page

Quando devo limpar o meu colchão?

Deitar em lençóis limpos na cama é um pequeno prazer que uma máquina de lavar nos proporciona sem precisar de muito esforço. Por isso o ideal é trocar os lençóis uma vez por semana, ou pelo menos a cada quinze dias.


Mas e o colchão, quando deve ser limpo? Faz quanto tempo que você não lava o seu colchão? Deve ser limpo com a mesma frequência que os lençóis, mesmo que não tenha o contato constante e direto com a pele?


Com que frequência se deve limpar o colchão?

quando limpar o colchão

O ideal é fazer uma higienização profunda no colchão pelo menos a cada 12 meses, ou seja, não necessita ser na mesma frequência que os lençóis, pois estes ficam em contato direto com a pele, com a gordura corporal, suor e demais fluidos corporais.


Com o tempo o colchão será afetado pelo uso, e se deixamos passar muito tempo sem nenhum tipo de cuidado e limpeza, a tendência é que acumule manchas, amarelados e odores desagradáveis.


Na hora de limpar o colchão é muito importante saber o tipo de lavagem que ele pode receber, bem como o tipo de produtos que podem ser utilizados. Os tecidos dos colchões geralmente são bem delicados e exigem muita atenção na hora de higienizar. E uma higienização profunda é importante também para fazer uma eliminação de fungos, ácaros e bactérias que se acumulam e se proliferam nele.


Pessoas com problemas de alergias respiratórias ou que possuem pets que sobem na cama, devem limpar o colchão com uma frequência maior, pelo menos a cada 6 meses, para assim garantir um ambiente mais saudável.


Ao surgimento de manchas, também recomendamos que faça a limpeza o quanto antes para garantir que a mancha possa ser removida, pois com o tempo as manchas em colchões costumam ficar impregnadas e alteram a cor do tecido, impossibilitando que sejam removidas futuramente. E também para evitar que cause o mau odor, especialmente nos casos de manchas de sangue ou de "escapadelas" de xixi das crianças ou dos animaizinhos.


Como fazer uma limpeza de manutenção do colchão?


Se você quer garantir o seu colchão limpo por mais tempo, pode você mesmo fazer uma limpeza de manutenção periódica dele.


  • Espalhe uma camada de bicarbonato de sódio por toda a superfície do colchão para neutralizar os odores.

  • Deixe por 1 hora e aspire bem.

  • Trate as manchas localizadas com o produto mais adequado, ou com água e sabão neutro, com a ajuda de uma escova macia para esfregar e um pano para remover o excesso e enxaguar.

  • Desinfete e elimine os ácaros esfregando o colchão com uma solução de álcool, água e umas gotas de essência de lavanda. Deixe que evapore mantendo o ambiente bem ventilado, ou melhor ainda se deixar que pegue sol.


Por último, se você quer ter o seu colchão garantidamente limpo, higienizado e livre de fungos, ácaros e bactérias, fale conosco e faça um orçamento gratuito e sem compromisso. Somos especialistas em higienização de estofados e certamente deixaremos seu colchão higienizado e cheiroso novamente.

orçamento higienização de estofados

Posts Relacionados

Ver tudo
whatsapp eco delivery sul
bottom of page