top of page

8 Dicas para manter o sofá sempre limpo


O sofá é dos móveis mais utilizados da casa, como resultado disso são mais propensos ao acúmulo de sujeira e ao surgimento de manchas. E manter um estofado sempre limpo e em boas condições pode ser algo muito trabalhoso, se você tem o hábito de focar na limpeza apenas do piso e outras mobílias da casa, o que é muito comum.


Mas seguindo as nossas dicas será mais simples para você manter o seu sofá limpo, com uma boa aparência e em boas condições por muitos anos.

dicas para manter o sofa sempre limpo

1. Escolha sofás com capas removíveis: além da funcionalidade, ao comprar um sofá novo dê preferência para aqueles que tem almofadas com capas que podem ser removidas. Escolha um tecido que possa ser lavado na máquina, bastando você escolher o produto certo para isso, e assim você terá o seu sofá sempre impecável.


Se isso não for possível, saiba que hoje em dia existem diversos modelos de sofás que possuem tecidos sintéticos, que imitam os tecidos naturais, porém possuem a vantagem de serem muito mais fáceis de limpar, podendo usar apenas um pano úmido para remover o excesso de pó e sujeira superficial.


2. Use capas ou mantas: se o seu sofá não tem capas que podem ser removidas, recomendamos que você use capas ou mantas para proteger o estofado. Uma boa limpeza e manutenção parte da prevenção, principalmente nas casas onde há crianças ou bichinhos de estimação, e também para momentos de festas e ao receber visitas.


Você pode ainda optar por usar as capas ou mantas apenas nos momentos onde o uso é mais intenso, como aos finais de semana. Ainda há a vantagem em dias mais quentes, onde a capa ou manta protege contra o suor do corpo.


Há uma infinidade de opções de tecidos e cores para que não perca o estilo na decoração da sua sala, ou também, você pode usar uma cor igual ao do sofá, para que esta não se destaque.


3. Aspire semanalmente: pelo menos uma vez por semana passe um aspirador por todo o sofá, inclusive nos cantos e frestas, para eliminar toda a camada de poeira que se acumula sobre o tecido, e também as sobras de comida, migalhas de pão, cabelos, pelos de animais, etc.


4. Consulte as orientações de lavagem do tecido: antes de partir para uma limpeza mais profunda, consulte a etiqueta do sofá para se certificar de qual tipo de produto pode ser utilizado na limpeza do sofá.


É muito comum na tentativa de limpar ou eliminar alguma mancha acabar piorando a situação ou causar mais manchas, usando produtos ou tratamento agressivos e que o tecido não resiste.


Nestes casos de dúvida o melhor é contar com especialistas em higienização, como nós aqui da Eco Delivery Sul. Solicite um orçamento clicando na imagem abaixo.

orçamento de higienização de estofados

5. Aja rapidamente sobre as manchas do sofá: assim como nas roupas, quando mais rápido você agir sobre uma mancha, mais fácil será de eliminá-la.


Use um papel toalha ou papel higiênico para absorver todo o líquido e substâncias derramadas. Em seguida aplique um spray de limpeza a seco e deixe agir por alguns minutos, até que fique apenas um pó e na sequência remova usando um aspirador.


6. Limpeza caseira: se a mancha for mais persistente, use uma mistura de bicarbonato de sódio, limão e água. Exemplo, um copo e meio de água, suco da metade de um limão e uma colher de chá de bicarbonato de sódio.


Umedeça um pano e o coloque sobre a mancha, deixando descansar por uns 10 minutos, em seguida esfregue suavemente sobre a mancha e deixe secar. Mas tenha cuidado, pois existem tecidos que são delicados e podem ser alterados com a fricção ou podem manchar com essa mistura.


Mais uma vez, na dúvida teste em um pequeno pedaço discreto do sofá ou chame uma empresa especializada, que terá todas as condições e recursos para remover a mancha sem prejudicar o tecido.


7. O vapor pode ser seu aliado: se você tem um vaporetto em casa e não sabe como aproveitá-lo melhor, os sofás e estofados da sua casa podem dar uma utilidade a mais para este aparelho, que além de deixá-los limpos irá eliminar os ácaros.


Mas claro, o vapor não faz milagres, se o seu sofá tem uma mancha mais difícil, precisará de uma tratamento prévio, como citamos anteriormente. E existem alguns tipos de fungos e bactérias que só são totalmente eliminados com produtos específicos.


Portanto, se você sofre com problemas de doenças respiratórias ou alergias, também é recomendável que seja feita uma higienização profunda no estofado, pelo menos uma vez ao ano.


8. Sofás de couro: o couro é um tecido muito especial e delicado que não suporta qualquer tipo de limpeza ou produto. O ideal para a manutenção diária ou semanal é passar apenas um pano umedecido em água.


Nos casos de manchas ou uma camada maior de sujeira, você pode usar uma solução de água e sabão neutro, aplicando com uma pano sem excesso de produto e em seguida enxaguando com um pano úmido e água.


E é muito importante que periodicamente, no mínimo a cada 6 meses, além da limpeza você deve realizar uma hidratação do couro, para garantir que ele siga macio e não fique ressecado, evitando que comece a criar rachaduras.


A melhor limpeza começa com a prevenção, então para que seu sofá dure por muitos e muitos anos com o aspecto sempre novo, é importante que você tenha esse cuidado diário e semanal, além de realizar pelo menos uma vez por ano uma higienização profunda.


E para este caso, você pode contar conosco, que há mais de 3 anos somos especialistas em higienização de estofados em Porto Alegre, região metropolitana, vale dos sinos e vale do caí.


Solicite seu orçamento conosco sem compromisso e venha se surpreender com a qualidade do nosso trabalho.


Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp com uma foto do seu estofado, teremos o maior prazer em atender você e iremos deixar o seu estofado limpinho e cheiroso.


WhatsApp: 51 - 9.9198-0048

orçamento de higienização de estofados



whatsapp eco delivery sul
bottom of page